Você já sonhou com o que seu orçamento seria sem pagamentos de hipoteca mensais? Escusado será dizer que pagar por uma casa em dinheiro não é algo que todos possam pagar. Mas certos eventos da vida podem tornar isso possível – uma grande herança, retornos sobre investimentos lucrativos ou uma economia vitalícia que você pode usar para comprar propriedades.

De acordo com um estudo sobre o mercado hipotecário de Montreal de Montreal, realizado pela JLR, 1 uma empresa sediada em Montreal especializada em análise de transações imobiliárias, 15% dos compradores não precisaram de financiamento para comprar suas casas. Se incluirmos condomínios, que são populares entre os aposentados, 17% dos compradores pagaram em dinheiro em 2014.

Se você está em condições de pagar por uma casa em dinheiro, é melhor fazer as perguntas certas para tomar uma decisão informada.

Pagando em dinheiro: Mais do que aparenta

Se você paga pela sua casa em dinheiro, pode esquecer de fazer pagamentos mensais de hipoteca e seguro. Isso pode diminuir a vantagem se você não tiver uma renda estável ou perder o emprego. Além disso, você terá uma relação dívida / renda menor, facilitando a contratação de outro empréstimo se precisar de um.

Mas como nada é completamente preto e branco, é importante avaliar outras possibilidades e alternativas antes de decidir pagar em dinheiro.

Custo de oportunidade: colocando todos os ovos na mesma cesta

Quando se trata de investir, a diversificação é fundamental. Se você investir tudo em sua casa, a maior parte do seu patrimônio líquido está vinculada a um ativo fixo.

Historicamente falando, o mercado imobiliário tem sido relativamente estável, mas pode ser uma boa idéia diversificar suas classes de ativos se a maior parte do seu dinheiro é investido em sua casa. Se você mantiver sua hipoteca às taxas de juros atuais, poderá explorar outras opções de investimento enquanto mantém a casa que deseja.

Risco de liquidez insuficiente

Se você investir todo o seu dinheiro em sua casa, precisará pedir emprestado novamente em caso de emergências. Várias opções de investimento permitem que você ganhe juros com fácil acesso a fundos, se você estiver sempre em um congestionamento.

Portanto, antes de cancelar uma hipoteca, não se esqueça de avaliar todas as suas opções.